MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIOS EM AERONAVES

No mundo moderno a aviação tornou-se um meio de transporte corriqueiro, o que gerou
sobre as cidades um grande número de aeronaves em vôo, desde helicópteros transportando executivos
até grandes aeronaves comerciais transportando cargas e passageiros.

Com esse crescimento da aviação e devido a suas características específicas, e com a
possibilidade de ocorrer um acidente ou incidente aeronáutico, em algum lugar a qualquer momento,
surgiu a necessidade de uma especialização dos serviços de bombeiros no salvamento e combate a
incêndios em aeronaves.

Os serviços contra-incêndio nos aeroportos foram criados para darem uma pronta resposta
no caso da ocorrência de um acidente ou incidente aeronáutico em um aeródromo, buscando-se, assim,
preservar a vida humana e minimizar os danos ao patrimônio eventualmente envolvido.
Com os avanços da aviação criou-se um serviço de proteção ao vôo que pudesse
proporcionar um crescimento seguro e ordenado da aviação, e por se tratar de um assunto de interesse
internacional, foi criado um organismo internacional para regular o assunto a International Civil
Aviation Organization (ICAO) ou Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), sediada na
cidade de Montreal, Canadá.

Dentre os diversos documentos emitidos pela OACI, voltados para os mais variados
setores da aviação, tem interesse para as atividades de salvamento e combate a incêndios em aeronaves
e aeroportos, primeiramente, o Anexo 14 à Convenção, que trata das normas e dos métodos
recomendados aos aeródromos. Este documento, em seu Capítulo 9, Serviços de Emergência e outros
Serviços, fixa as orientações básicas relacionadas à atividade contra-incêndio em aeródromos, por
meio de normas e recomendações.

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