Tonalidade das Lentes nos Óculos de Proteção
Os óculos de proteção são um dos EPIs mais utilizados no mundo inteiro. No entanto, existem diversas especificações que diferenciam um modelo do outro. Um exemplo disso é a cor e tonalidade das lentes, você saberia escolher a melhor entre todas elas?
Cada uma das características de um Equipamento de Proteção Individual deve ser levada em consideração. Isso porque os produtos são fabricados estrategicamente, para proteger o usuário de tipos específicos de riscos.
Escolher um EPI errado, ou com as características erradas, pode acabar resultando em dois problemas: exposição dos trabalhadores ao risco, já que terão uma falsa segurança com o equipamento errado; e assumir o risco de multas e processos judiciais que poderão surgir.
Portanto, sempre que você for adquirir um equipamento, fique atento a cada uma das especificações que variam de um para o outro. No artigo de hoje, nós falaremos sobre as cores e Tonalidade das Lentes nos Óculos de Proteção.
Se você tem dúvidas quanto a isso, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!
O que são os Óculos de Proteção?
Óculos de Proteção são Equipamentos de Proteção Individual fabricados especialmente para a Proteção Ocular. É um item indispensável nas mais variadas atividades profissionais e, por isso, é um dos EPIs mais utilizados em todo o mundo.
Os olhos são uma das partes do corpo mais sensíveis e essenciais para o nosso dia a dia. Assim sendo, a proteção ocular é fundamental. Seja para uso comercial ou industrial, são diversas as atividades em que são obrigatórios.
Claro que esta não é a única maneira de proteger os olhos do trabalhador contra qualquer tipo de acidente. No entanto, é a última das Medidas de Controle de Risco a serem tomadas. Ou seja, a utilização de EPI é última estratégia de proteção para o trabalhador.
As hastes dos óculos podem ser fabricadas em polietileno, plástico, borracha, neoprene, nylon ou, ainda, uma composição de alguns dos materiais. Já as lentes, geralmente possuem o policarbonato como matéria-prima, por ser um material resistente, leve e que oferece menos riscos.
No Brasil ainda não existe uma norma específica para a Proteção Visual. Dessa forma, fica à cargo da Fundacentro realizar todos os testes para as certificações de segurança dos equipamentos. A entidade utiliza como base os critérios técnicos de uma Norma Americana (AN), a ANSI Z87.
Dentre os testes realizados, estão os que preveem a resistência contra:
- Impactos;
- Perfurações;
- Quebra;
- Inflamabilidade; e
- Transmitância de luz.
O último item é correspondente à tonalidade das lentes nos óculos de proteção pois, cada tom irá permitir mais ou menos transmissão de luz. Após esses testes, os equipamentos receberão as devidas certificações que indicam que o produto está apto para o uso.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!